O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou como positiva sua visita oficial ao México, encerrada nesta quinta-feira (28), na Cidade do México. Em audiência no Palácio Nacional com a presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum, foram assinados memorandos de entendimento voltados a reforçar a cooperação nos setores de agropecuária, biocombustíveis, comércio e investimentos.
Durante a cerimônia, Alckmin destacou a abrangência dos acordos: “O que acabamos de assinar tem importância social — gera emprego, renda e oportunidades — econômica — investimentos e crescimento — tecnológica — descarbonização — e ambiental”, ressaltou o vice-presidente.
Um dos memorandos prioriza o setor de biocombustíveis, com foco na troca de conhecimento e na transferência de tecnologia para produção de etanol de cana-de-açúcar, além do incentivo ao uso de combustíveis sustentáveis como o SAF (combustível de aviação sustentável).
Outro acordo firmado entre os ministérios da Agricultura dos dois países visa estreitar laços em produção agropecuária e pecuária, sanidade animal e vegetal, apoio técnico a pequenos e médios produtores, além de fomentar pesquisa, inovação tecnológica e fortalecer a rastreabilidade da carne bovina brasileira nos requisitos de exportação.Po
Para impulsionar comércio e investimentos, a ApexBrasil e a Secretaria de Economia do México firmaram um memorando destinado a estimular as exportações e atrair investimentos, em conexão com os planos “Nova Indústria Brasil” e “Plano México”.
Por: Agência Brasil