Lula viaja aos EUA após tarifaço; discursa na ONU em defesa da soberania

O presidente Lula embarca neste domingo para os Estados Unidos, marcando sua primeira viagem ao país após as recentes tarifas impostas pelo governo norte-americano contra produtos brasileiros. Ele seguirá diretamente para Nova York, onde, na próxima terça-feira (23), fará o discurso de abertura do Debate Geral da Assembleia-Geral da ONU.

A agenda presidencial, entre os dias 22 e 24 de setembro, inclui compromissos importantes sobre democracia, mudanças climáticas e a Questão Palestina.

Apesar de os vistos para Lula estarem em ordem, há incertezas quanto à composição da comitiva que vai acompanhá-lo — alguns membros ainda aguardam decisão das autoridades americanas.

Em resposta ao denominado “tarifaço”, Lula pretende usar a plataforma da ONU para defender soberania, multilateralismo e diálogo diplomático. Se as negociações com os EUA não tiverem sucesso, o governo brasileiro prepara reações, inclusive com aplicação da Lei da Reciprocidade e eventual recurso à Organização Mundial do Comércio.

Leia mais | CondoExpert 2025 transforma Fortaleza em epicentro nacional do setor condominial

Tagas: Brasil, Lula, ONU, Estados Unidos, tarifaço, comércio internacional, diplomacia, reciprocidade, democracia, mudança climática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *