A Comissão de Defesa Social (CDS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizará, nesta quarta-feira (24/09), a partir das 14h, uma audiência pública para discutir a atuação, os desafios e as perspectivas das guardas municipais no estado do Ceará. O evento, atendendo requerimento do deputado Bruno Pedrosa (PT), será realizado no Complexo de Comissões Técnicas da Alece.
Segundo o parlamentar, a segurança pública representa uma das principais demandas da população cearense, e nesse contexto as guardas municipais assumem um papel estratégico. Reconhecidas constitucionalmente como órgãos de segurança, elas têm a função de proteger bens, serviços e instalações públicas, assim como desenvolver ações preventivas e comunitárias que ajudam a reduzir a violência e promover cidadania.
Bruno Pedrosa aponta que dos 184 municípios do Ceará, apenas 105 possuem guardas municipais estruturadas, enquanto 79 municípios ainda não contam com esse serviço essencial. Mesmo onde existem corporações, há carência de efetivo, equipamentos, infraestrutura e capacitação, o que compromete a eficácia das ações.
Ele destaca ainda experiências de sucesso em cidades como Fortaleza e Sobral, mostrando que a integração com outras forças de segurança, junto a investimentos em tecnologia e formação, potencializa os resultados e aproxima a guarda da população.
Participarão representantes do poder público estadual e municipal, forças policiais, guardas municipais, especialistas e membros da sociedade civil, com o objetivo de trocar experiências, identificar boas práticas e elaborar estratégias conjuntas para o fortalecimento institucional das guardas municipais.
Leia mais | Unifanor Wyden promove Feira de Empregos, Estágios e Profissões 2025.2 em setembro