“Empreender Tá na Moda!” capacita 50 mulheres e fortalece autonomia feminina na moda cearense

24 de setembro de 2025 — O setor têxtil do Ceará vive um momento de destaque no cenário nacional. Nos últimos 12 meses, registrou crescimento de 36,4%, o maior entre os segmentos industriais do estado. Só no primeiro trimestre de 2025, a indústria cearense cresceu 3,5%, superando médias do Brasil (0,4%) e do Nordeste (-2,6%), além de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional/IBGE, da Adece e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE).

Formação alia criação, gestão e comercialização na moda

Dentro desse cenário promissor, até o dia 1º de outubro, os Institutos João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, promovem o projeto “Empreender Tá na Moda! — Da Criação à Venda”, iniciativa que une capacitação prática, inovação e empreendedorismo no setor da moda.

O projeto foi criado para impulsionar mulheres empreendedoras, abordando temas como desenvolvimento de coleção, pesquisa de mercado, precificação, marketing e gestão de negócios. O objetivo é valorizar a identidade de cada participante, estimular a autonomia e fortalecer negócios criativos locais.

“É mais uma iniciativa do Instituto para fortalecer talentos e transformar vidas por meio da educação e do empreendedorismo”, destacou Edgard Cruz, coordenador de Articulação Social e Gestão do IJCPM em Fortaleza.

O curso é ministrado por Shara Carneiro, formada em Design de Moda e Ciências Econômicas, especialista em pequenos empreendimentos criativos. Nesta edição, 50 mulheres participam da formação. Entre as entidades beneficiadas estão o Projeto Flor da Pele e a Arte Costura, no bairro Papicu, além da Rede Estrela de Iracema, no Kennedy.

Ao final, todas as participantes receberão certificado de conclusão.

Leia também | Câmara vota projeto que amplia isenção do IR para até R$ 5 mil

Tags: Empreender Tá na Moda, capacitação feminina, moda cearense, empreendedorismo, IJCPM, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, negócios criativos, autonomia feminina, geração de renda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *