A Prefeitura de Fortaleza deu início ao “Dia D” da campanha de vacinação antirrábica neste sábado, 4 de outubro, nas regionais de saúde 1, 3 e 5, com atendimento entre 8h e 17h em mais de 111 pontos espalhados por 28 bairros da cidade. A campanha, que começou no dia 1º de outubro, segue até 30 de novembro, com mais um “Dia D” previsto para 8 de novembro nas regionais 2, 4 e 6.
Ao todo, cerca de 950 profissionais, entre eles 600 vacinadores, estão envolvidos na iniciativa que tem como meta vacinar aproximadamente 400 mil cães e gatos durante toda a campanha. O público-alvo são cães e gatos com mais de três meses, exceto fêmeas prenhes ou animais doentes ou em recuperação.
Josete Malheiros, coordenadora de Vigilância em Saúde de Fortaleza, reforçou que a vacina é reaplicada anualmente devido à alta taxa de mutação do vírus da raiva. A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, destacou que Fortaleza está há 22 anos sem registrar casos humanos da doença, ressaltando a importância da imunização para manter a erradicação.
A vacinação também pode ser agendada para abrigos e pessoas com muitos animais domésticos, com equipes de saúde deslocando-se para atendimento domiciliar.
Bairros abrangidos no Dia D – 4 de outubro
Regional de saúde 1: Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Jardim Guanabara, Monte Castelo, Moura Brasil, São Gerardo, Vila Velha e Vila Ellery.
Regional de saúde 3: Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bonsucesso, João XXIII, Jóquei Clube, Henrique Jorge, Quintino Cunha, Padre Andrade, Parque Araxá, Pici e Presidente Kennedy.
Regional de saúde 5: Aracapé, Bom Jardim, Canindezinho, Cidade Nova, Conjunto Ceará I e II, Conjunto Esperança, Granja Lisboa, Granja Portugal, Jardim Cearense, Maraponga, Mondubim, Parque Genibaú, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa, Parque São José, Planalto Ayrton Senna, Prefeito José Walter, Siqueira e Vila Manoel Sátiro.
Além dos dias D, a vacina antirrábica está disponível o ano todo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e nas Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
Tags: vacinação antirrábica, Fortaleza, Dia D, prevenção raiva, cães e gatos, saúde pública, Centro de Controle de Zoonoses, zoonoses, campanha vacina animal, vigilância em saúde
Leia mais | Luizianne Lins se recusa a assinar documento de deportação