Neste domingo, 5 de outubro de 2025, mais de 761 mil candidatos inscritos em todo o Brasil farão as provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025). As provas serão aplicadas simultaneamente em 1.284 locais, distribuídos em 228 municípios, com o objetivo de facilitar o acesso dos candidatos e reduzir custos.
Os candidatos devem consultar o cartão de confirmação, disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no portal Gov.br, que traz o endereço do local, sala, horário de apresentação e outras informações importantes. Embora a apresentação do cartão impresso seja recomendada, ela não é obrigatória.
As provas serão divididas em duas faixas de escolaridade: os de nível superior responderão a 90 questões de múltipla escolha em 5 horas (das 13h às 18h, horário de Brasília). Já os candidatos ao nível intermediário responderão a 68 questões em 3h30 (das 13h às 16h30). Quem teve tempo adicional aprovado contará com mais 60 minutos para realização das provas.
Os portões dos locais de prova abrirão às 11h30 e fecharão pontualmente às 12h30, não sendo permitida a entrada após esse horário. O início das provas será às 13h, seguindo o horário de Brasília, mesmo para localidades com fuso horário diferente.
A correção e monitoramento do certame contarão com cerca de 85 mil colaboradores, incluindo 11 mil agentes de segurança, entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A Força Nacional apoiará em estados estratégicos.
A prova discursiva da segunda fase está marcada para 7 de dezembro e será destinada apenas aos candidatos aprovados na primeira etapa.
Perfil dos candidatos:
- 60% das inscrições são de mulheres, um aumento em relação à edição anterior.
- Pessoas autodeclaradas negras correspondem a 27,7% dos inscritos.
- 3,9% dos candidatos declararam ter deficiência.
- A maior concentração de inscrições está nas regiões Sudeste e Nordeste.
O concurso oferece 3.652 vagas imediatas e para provimento no curto prazo, distribuídas entre cargos de nível superior (3.144 vagas) e nível intermediário (508 vagas).
Tags: CNU 2025, Concurso Nacional Unificado, provas objetivas, Fundação Getúlio Vargas, candidatos, provas 5 outubro, concursos públicos, segurança, perfil dos candidatos, provas discursivas
Leia mais | Ceará registra segundo caso suspeito de intoxicação por metanol