Um segundo caso suspeito de intoxicação por metanol foi registrado no Ceará, com paciente internado no Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que ainda não recebeu notificação oficial sobre um possível caso em Fortaleza, no Hospital Regional da Unimed, até as 8h30 deste domingo, 5 de outubro.
O Ministério da Saúde enviou nota técnica aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde dos municípios do estado, reforçando a importância da detecção precoce e do tratamento adequado para intoxicações por metanol. A Sesa orienta que todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação sejam notificadas imediatamente.
A secretaria acompanha e monitora a vigilância em saúde no Ceará em cooperação contínua com órgãos competentes, garantindo a proteção da população.
Um caso é considerado suspeito quando há ingestão de bebida alcoólica seguida da persistência ou piora dos sintomas entre 12 e 24 horas após o consumo. Os sintomas característicos são embriaguez persistente, desconforto gástrico e alteração visual.
Tags: intoxicação por metanol, Ceará, caso suspeito, Hospital Regional do Sertão Central, Quixeramobim, Secretaria da Saúde do Ceará, Ministério da Saúde, vigilância em saúde, sintomas intoxicação, bebida alcoólica
Leia mais | Prefeitura de Fortaleza realiza Dia D da vacinação antirrábica