A segunda remessa de etanol farmacêutico, usado como antídoto no tratamento da intoxicação por metanol, começou a ser distribuída nesta terça-feira (7) para mais quatro estados, totalizando nove unidades federativas contempladas. Ao todo, o Ministério da Saúde já entregou 1.125 ampolas do antídoto, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os estados que receberam as ampolas são Acre (30), Bahia (90), Ceará (120), Distrito Federal (90), Goiás (75), Mato Grosso do Sul (60), Pernambuco (240), Paraná (360) e Rio de Janeiro (60). Outras 60 mil ampolas estão em processo de aquisição para reforçar o estoque.
Além do etanol farmacêutico, o Ministério da Saúde adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, provenientes de empresa japonesa, que também doou 100 unidades, totalizando 2,6 mil unidades. A previsão é que o lote chegue ainda nesta semana ao país e seja distribuído conforme necessidades locais.
Até o último balanço, o Brasil registrava 217 notificações de intoxicação por metanol, com 17 casos confirmados. Do total de óbitos, dois foram confirmados em São Paulo e 12 seguem em investigação em diversos estados.
No Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde lançou um painel público para monitorar os casos de intoxicação, contribuindo para ações de controle e segurança pública contra fraudes na comercialização de bebidas.
Tags: antídoto metanol, intoxicação por metanol, etanol farmacêutico, fomepizol, Ministério da Saúde, Brasil, distribuição, saúde pública, casos de metanol, painel de monitoramento
Leia mais | MP que compensa revogação de decreto do IOF é aprovada por comissão e vai à Câmara