O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 0h32 da madrugada desta terça-feira (14), um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga. A ocorrência afetou os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN): Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
O incêndio levou ao desligamento de toda a subestação de 500 kV e causou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Na ocasião, a Região Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
Os impactos foram de cerca de 1,6 mil MW no Sul, 1,9 mil MW no Nordeste, 1,6 mil MW no Norte e 4,8 mil MW no Sudeste. O ONS iniciou imediatamente ações conjuntas para restabelecer o fornecimento de energia.
A recomposição das cargas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste ocorreu em até uma hora e meia após o incidente. A Região Sul teve a carga totalmente recomposta cerca de duas horas e meia depois.
Uma reunião com os principais agentes envolvidos está marcada para o dia do ocorrido, e uma reunião preliminar de Análise da Perturbação será realizada até sexta-feira (17).
Tags: apagão, incêndio, subestação Bateias, Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, Sistema Interligado Nacional, SIN, energia elétrica, Paraná, Brasil
Leia mais | Ordem para as adutoras da Usina de Dessalinização do Ceará (Dessal) será dada este mês, diz Cagece
 
								 
								