Ceará registra indígenas de 140 etnias; número quase dobrou segundo o Censo 2022

Fortaleza — O estado do Ceará passou a declarar a presença de 140 etnias, povos ou grupos indígenas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dados divulgados nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025. O número representa quase o dobro das 90 etnias registradas no Censo de 2010.

No total, cerca de 56 mil pessoas indígenas residem no Ceará e puderam indicar até duas etnias no questionário censitário. A etnia com o maior número de declarantes é a dos Tapebas, com 11.189 pessoas, presente em 126 municípios e 22 unidades da Federação. Em seguida aparecem os Tremembés (6.350 pessoas) e os Pitaguarys (6.247 pessoas) nesta edição.

O Censo também registrou que 51 línguas indígenas são faladas no Ceará, um salto importante frente às 20 línguas registradas em 2010. Dos indígenas com 2 anos ou mais, 873 pessoas afirmaram usar línguas indígenas em domicílios, o que representa cerca de 1,6% desse grupo.

Entre outros achados relevantes: o Ceará registrou ainda a presença de povos indígenas de outras regiões das Américas, como os “Waraos”, originários da Venezuela, além de pequenos contingentes das etnias Quíchua, Mapuche e Aimara.

Especialistas e lideranças indígenas avaliam que esse aumento no número de etnias declaradas reflete, além de ampliação do reconhecimento identitário, o avanço em políticas de autodeclaração e visibilidade das populações indígenas no estado.

Tags: Ceará indígenas, etnias indígenas Ceará, Censo 2022 IBGE, Tapebas, Tremembés, Pitaguarys, línguas indígenas Ceará, povos indígenas Brasil, reconhecimento indígena, cultura indígena Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *