Corridas de rua na Beira Mar terão novas regras para largada e montagem de estruturas

As corridas de rua realizadas na avenida Beira Mar, em Fortaleza, passarão a seguir novas regras definidas pela Prefeitura. A partir das próximas edições, as provas terão início no Aterro da Praia de Iracema e no bolsão do Clube Náutico, locais mais afastados das áreas residenciais da orla. Além disso, a montagem das estruturas dos eventos ficará restrita ao período diurno — proibida durante a madrugada.

As medidas foram confirmadas nesta sexta-feira (24) pelo secretário da Regional II, Márcio Martins (União Brasil), em entrevista à rádio O POVO CBN. Segundo ele, as mudanças buscam minimizar o incômodo sonoro causado pelas corridas após reclamações de moradores.

“Continuo acreditando que essas atividades possam acontecer na Beira Mar, mas sem os exageros, sem os excessos, focando na atividade principal, que é a corrida de rua”, afirmou Martins.

Fiscalização e novas regras

Para garantir o cumprimento das novas determinações, a Regional II contará com agentes que receberão hora extra para acompanhar a chegada e a montagem das estruturas. Eles também serão responsáveis por fiscalizar o uso de paredões de som, prática proibida em Fortaleza desde 2011.

Outra iniciativa em andamento é a criação de um “Manual de Boas Maneiras da Beira Mar”, que reunirá diretrizes de convivência e uso ordenado da orla. O documento será elaborado com a participação de seis secretarias municipais e deverá ser apresentado ainda nesta sexta-feira ao prefeito Evandro Leitão (PT).

Responsabilidade das empresas

A Regional II também articula, em conjunto com a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), uma proposta para aumentar a responsabilidade das empresas organizadoras das corridas quanto à limpeza da avenida após os eventos.

“Tenho discutido de forma muito ampla com o presidente da Câmara, Léo Couto (PT), até onde podemos fazer alguma mudança de legislação para deixar uma responsabilidade maior prevista em lei para o ente privado”, explicou o secretário.
“Não sou contra o lucro, as pessoas devem empreender, mas desde que não comprometam os serviços públicos”, completou.

Tags: corridas de rua, beira mar fortaleza, fortaleza, prefeitura de fortaleza, marcio martins, regional ii, evandro leitão, câmara municipal de fortaleza, leo couto, manual de boas maneiras, eventos esportivos, atletismo, esporte ceará, orla de fortaleza, trânsito fortaleza, regras eventos, barulho fortaleza, paredão de som, corrida de rua fortaleza, aterro da praia de iracema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *