31 de outubro de 2025 — O Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, encerra o mês de outubro com uma programação especial que valoriza a diversidade cultural e artística da cidade. Entre quinta-feira (30/10) e sábado (1º/11), o espaço na Praia de Iracema recebe eventos que abrangem audiovisual, música instrumental, circo e danças urbanas, com atividades gratuitas abertas ao público.
Mostra Artística e homenagem à Vila das Artes
A programação inicia na quinta-feira, às 19h, com a Mostra Artística em celebração aos 19 anos da Vila das Artes. O público poderá prestigiar curtas-metragens produzidos pelas turmas de Realização em Animação, além da pré-estreia do filme “Marimbã Está Acontecendo”, fruto da oficina “Introdução à Animação Artesanal: Arte em Movimento”, ministrada pelo artista Diego Akel. A noite terá ainda a apresentação do Grupo de Chorinho da Escola Pública de Música, formado por estudantes.
Festival Internacional de Circo e performances inovadoras
Na sexta-feira (31/10), também às 19h, o palco do Belchior se transforma para receber o 11º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC), que inicia seu circuito de 2025 no equipamento. A abertura contará com espetáculos da Estúpida Companhia (Argentina/Uruguai) e da Trupe Mulheres Esperança Garcia (Piauí), que unem humor, poesia e crítica social em performances que evidenciam o circo como uma expressão artística dinâmica e transformadora.
Maré Battle e cultura urbana em destaque
Encerrando a programação do fim de semana, o sábado (1º/11) será dedicado às danças urbanas com o evento Maré Battle, promovido pelo Coletivo MarÉHouse. Das 9h às 21h, o público poderá participar de vivências em house dance e samba rock, rodas de conversa e batalhas nas modalidades hip hop e house dance. A iniciativa reafirma o compromisso do Centro Cultural Belchior em fomentar a cultura urbana, a formação artística e a confraternização comunitária.
Exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças” prorrogada
A exposição dedicada às expressões culturais e religiosas afro-brasileiras, “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”, segue aberta até o dia 22 de novembro. Desde sua abertura em agosto, já reuniu mais de 1.800 visitantes e destaca a majestade e importância de Iemanjá nas tradições locais. A visitação é gratuita, de terça a sábado, das 9h às 21h.
O Centro Cultural Belchior é uma referência em programação cultural, administrado em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI) e vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Leia também | Furacão Melissa mantém categoria cinco por 24 horas e se torna a tempestade mais forte do mundo
Tags: Centro Cultural Belchior, Fortaleza, Festival Internacional de Circo do Ceará, Maré Battle, dança urbana, circo, Vila das Artes, animação, Grupo de Chorinho, exposição Odoyá, cultura afro-brasileira, Instituto Cultural Iracema, Secultfor, cultura gratuita