Unifanor realiza Mutirão de Conciliação em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará durante a Semana Nacional da Conciliação

de novembro de 2025 — O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unifanor, em parceria com o 1º Juizado Especial Cível e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), promove um Mutirão de Conciliação nesta terça-feira, 4 de novembro, das 9h às 16h30, no NPJ Bezerra de Menezes, em Fortaleza. A ação integra a programação da Semana Nacional da Conciliação, com atendimento aberto ao público interessado, reforçando o compromisso com a celeridade processual e a mediação de conflitos.

Objetivos do mutirão e áreas atendidas

O evento visa proporcionar a solução rápida e consensual de demandas jurídicas, evitando a judicialização desnecessária e reduzindo o tempo de tramitação dos processos judiciais. Serão atendidas demandas cíveis, consumeristas, de família e outras situações que possam ser solucionadas por meio da conciliação, oferecendo uma alternativa acessível e humanizada ao acesso à Justiça.

A participação ativa dos estudantes do curso de Direito da Unifanor, sob supervisão, permite a vivência prática e o aprimoramento profissional, qualificando futuros operadores do Direito para lidar com métodos consensuais de resolução de conflitos.

Importância social e institucional da conciliação

Isabelle Lavor, coordenadora do curso de Direito da Unifanor, destaca que “a conciliação é uma ferramenta essencial para aproximar o cidadão da Justiça, garantindo soluções mais rápidas, humanas e colaborativas. Nosso papel como instituição de ensino é oferecer à sociedade esse serviço gratuito, ao mesmo tempo em que proporcionamos aos nossos alunos uma vivência prática fundamental para sua formação profissional”.

Conciliações são instrumentos estratégicos para desafogar o sistema judiciário e construir relações sociais baseadas no diálogo e no acordo mútuo, promovendo o acesso à Justiça de maneira mais eficiente e menos custosa.

Leia também | Entre o alívio e a cautela: A bandeira vermelha e a imperativa estratégia na gestão de energia

Tags: Unifanor, Mutirão de Conciliação, Tribunal de Justiça do Ceará, TJCE, Núcleo de Práticas Jurídicas, NPJ Bezerra de Menezes, conciliação, Justiça, mediação, Direito, Semana Nacional da Conciliação, Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *