28 de Novembro de 2015 – O ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), tem solicitado a senadores com quem dialoga que convençam o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a recebê-lo para uma conversa. A indicação de Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga de Luís Roberto Barroso, enfrenta resistência de Alcolumbre, que preferia o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e ficou irritado por não ser consultado previamente pelo presidente Lula.
<< SIGA O INSTAGRAM DO RAPADURA DIGITAL>>
A sabatina de Messias está marcada para 10 de dezembro, mas Alcolumbre ainda não recebeu o ministro pessoalmente nem atendeu telefonemas. Pacheco, por sua vez, sinaliza superação do episódio e receberá Messias na próxima semana.
Lula considera entregar pessoalmente a mensagem de indicação a Alcolumbre na próxima semana, em esforço para quebrar o impasse e facilitar a tramitação no Senado.
A resistência de Alcolumbre representa uma anomalia institucional, com articulações nos bastidores para mapear votos e reduzir oposições, incluindo de evangélicos no Congresso.
Leia também | Fortaleza chega a sete jogos sem perder e aumenta esperança na reta final
Tags: Jorge Messias, STF, Davi Alcolumbre, Rodrigo Pacheco, Lula, AGU, sabatina, indicação, Senado