Apenas no último ano, mais de 24 mil fraudes na rede elétrica foram identificadas no estado, segundo balanço da Enel Ceará
O Ceará registrou, ao longo de 2025, um número expressivo de prisões por furto de energia elétrica. De acordo com balanço da Enel Distribuição Ceará, mais de 180 pessoas foram presas em flagrante pela prática criminosa no estado, resultado de inspeções diárias e operações especiais realizadas em parceria com as forças de segurança.
<< SIGA O INSTAGRAM DO RAPADURA DIGITAL>>
Bases com maior número de prisões
As bases operacionais com maior número de autuações foram a Região Sul, com 66 prisões, seguida pela Metropolitana (42), Fortaleza (22), Centro-Sul (15), Norte (11), Centro-Norte (7), Atlântico (7) e Leste (6).
Além das prisões em flagrante, outros 300 boletins de ocorrência foram registrados em 2025, fazendo com que os responsáveis pelos imóveis passem a responder criminalmente pelo furto de energia. Ao todo, as equipes da distribuidora realizaram cerca de 110 mil inspeções em todo o Ceará ao longo do ano.
Combate às fraudes e operações especiais
Outro foco da Enel Ceará são as operações especiais em áreas consideradas ofensores recorrentes, como sucatas e ferros-velhos. Em 2025, foram realizados 300 operativos, que resultaram na identificação de mais de 24 mil fraudes na rede elétrica, popularmente conhecidas como “gato”.
Essas ações têm como objetivo não apenas coibir o crime, mas também recuperar materiais furtados e normalizar ligações irregulares que colocam em risco a população.
Megaoperação em Fortaleza
Para identificar novos casos, a Enel Ceará realiza nesta quinta-feira (22) uma megaoperação no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. A ação mobiliza 15 equipes especializadas, além de supervisores e engenheiros, que realizam inspeções detalhadas na rede elétrica de imóveis da região.
Crime, riscos e impacto na tarifa
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado e representa riscos à segurança da população.
“As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupções no fornecimento. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa, sendo paga pelos outros consumidores, o que impacta quem não comete o crime”, avalia Eduardo Gomes, responsável pelas inspeções da Enel Ceará.
Denúncias e papel do consumidor
A identificação dos casos ocorre por meio de análise de dados de consumo e ações em campo realizadas diariamente por equipes especializadas. O consumidor também tem papel fundamental no combate ao furto de energia.
Denúncias podem ser feitas gratuitamente, 24 horas por dia, pelo telefone 0800 285 0196, ou pelas redes sociais da Enel:
Facebook: facebook.com/enelclientesbr
Twitter/X: @enelclientesbr
Leia também | Agefis intensifica Operação Capital Limpa e Ordenada com fiscalização em grandes avenidas de Fortaleza
Tags: furto de energia, Enel Ceará, prisões no Ceará, fiscalização elétrica, gato de energia, Fortaleza, segurança pública, rede elétrica