Evandro Leitão anuncia acordo para pagamento dos precatórios do Fundef

Prefeito de Fortaleza celebra avanço para a educação municipal com acordo que prevê mais de R$ 700 milhões aos profissionais da rede

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou nesta sexta-feira que a Prefeitura assinou um acordo para o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), destinado aos professores da rede municipal.

​​​<< SIGA O INSTAGRAM DO RAPADURA DIGITAL>>

Segundo a gestão, a assinatura marca um avanço importante para a Educação, e a concretização dos pagamentos deve ocorrer na próxima semana, após a homologação judicial necessária.

Acordo que consolida uma vitória histórica para profissionais da educação

O anúncio foi feito pelo prefeito ao lado do secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar (PDT), em publicação nas redes sociais, na qual destacaram a importância do entendimento com a União para garantir que os precatórios sejam quitados de maneira estruturada.

“É a valorização do profissional da Educação. Assinamos o acordo dos precatórios do Fundef, um avanço fundamental para garantirmos uma vitória histórica dos profissionais da educação”, afirmou Evandro Leitão.

Detalhes do acordo e cronograma de pagamento

Segundo interlocutores da administração municipal, o valor previsto no acordo supera R$ 700 milhões, com 80% a ser distribuído a profissionais que atuavam na época e 20% destinado a melhorias no setor educacional.

Após a homologação pelo juiz federal, o cronograma deve começar em 2027, com pagamentos em parcelas ao longo dos anos seguintes, conforme negociação entre Município e União.

Acordo fruto de negociação e articulação política

O prefeito agradeceu o trabalho de aliados políticos e técnicos envolvidos no processo, com menção ao esforço do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, além de integrantes da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria da Educação.

Leia também | INSS abre agências para atendimento extra neste sábado e domingo


Tags

Evandro Leitão, precatórios Fundef, educação pública, pagamento de precatórios, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, professores de Fortaleza, política, Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *