Fortaleza recebe novo ramal do VLT Aeroporto com 2,4 km de extensão

Ampliação do sistema metroferroviário integra aeroporto à Linha Nordeste e reforça mobilidade urbana da capital

A cidade de Fortaleza inaugurou oficialmente um novo ramal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que liga a Estação Expedicionários à Estação Aeroporto, próxima ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. Com 2,4 km de extensão, a obra faz parte do programa FORtaleCE e representa um importante avanço na integração do transporte coletivo metroferroviário da capital cearense, beneficiando até 35 mil pessoas por dia.

​​​<< SIGA O INSTAGRAM DO RAPADURA DIGITAL>>

A entrega foi realizada pelo governador Elmano de Freitas e pelo prefeito Evandro Leitão, em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais. A nova linha permite que a população utilize a Linha Nordeste do VLT Parangaba–Mucuripe até o aeroporto com mais rapidez, conforto e segurança, fortalecendo a mobilidade urbana de Fortaleza e facilitando o acesso ao terminal aéreo tanto para moradores quanto para turistas.

Maior integração com o sistema de transporte urbano

O ramal do VLT foi projetado para ampliar a conexão entre o aeroporto e o sistema metroferroviário da capital, integrado a diversas estações da Linha Nordeste — como Parangaba, Montese, Vila União, Papicu, Mucuripe e outras 10 paradas, estendendo o alcance do modal para importantes polos residenciais, comerciais e turísticos da cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou que a expansão consolida Fortaleza como um destino turístico relevante, com transporte público mais eficiente e acessível. O governador Elmano de Freitas destacou que a obra terá impacto positivo na qualidade de vida dos fortalezenses, ao reduzir tempos de deslocamento e integrar mais bairros ao transporte coletivo metroferroviário.

Integração e impactos para o cotidiano

O novo ramal do VLT está configurado para oferecer uma viagem rápida entre a Estação Expedicionários e a Estação Aeroporto — com tempo estimado de aproximadamente cinco minutos — e amplia a oferta de transporte integrado para quem transita entre o aeroporto, o litoral e as demais regiões urbanas atendidas pelo sistema metroferroviário de Fortaleza.

A iniciativa faz parte de um conjunto de melhorias em mobilidade, alinhado às políticas públicas de expansão do transporte coletivo sobre trilhos na Região Metropolitana de Fortaleza, fortalecendo a conectividade com áreas de grande fluxo urbano e turístico.

Leia também | Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição


🏷️ Tags do texto

VLT Aeroporto, mobilidade urbana, Fortaleza, transporte coletivo, Linha Nordeste, VLT Parangaba-Mucuripe, FORtaleCE, aeroporto de Fortaleza, integração de transporte, trilhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *