Ajuda humanitária começa a chegar a Gaza após garantia de liberação de reféns

Grupos de ajuda humanitária intensificaram neste domingo (12) o envio de socorro a Gaza, devastada por dois anos de guerra, após um novo acordo de cessar-fogo entrar em vigor na sexta-feira. A reabertura dos envios foi possível após o grupo extremista Hamas confirmar que começará a libertar reféns israelenses até a manhã de segunda-feira.

Enquanto isso, palestinos retornam às áreas evacuadas, a maioria destruídas pelos combates. Cerca de 90% dos 2 milhões de palestinos precisaram se deslocar durante o conflito. A ajuda inclui suprimentos médicos, alimentos, tendas, cobertores e combustível, sendo enviados por caminhões que passam por inspeção militar israelense para entrar em Gaza.

Nos últimos meses, a ONU e parceiros conseguiram entregar apenas 20% da ajuda necessária devido a combates, bloqueios e restrições israelenses. Além disso, operações humanitárias enfrentaram saque e bombardeios.

O destino da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), que substituiu a ajuda da ONU, permanece incerto após desmontagem dos locais de distribuição, e denúncias de mortes de palestinos durante tentativas de acesso.

Preparativos para liberação de reféns e prisioneiros palestinos seguem em andamento, com abertura para a libertação dos israelenses mantidos em Gaza prevista para começar na segunda-feira. Autoridades acreditam que 20 dos 48 reféns ainda estejam vivos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que ajudou a negociar o cessar-fogo, viajará para Israel e Egito para encontros e cúpulas de paz com líderes internacionais.

Embora o cessar-fogo tenha sido bem recebido inicialmente, questões políticas e de governança sobre Gaza e o futuro do Hamas ainda são incertas.


Tags: ajuda humanitária, Gaza, cessar-fogo, liberação de reféns, Hamas, Israel, ONU, Donald Trump, conflito Israel-Palestina, bloqueio Gaza, Fundação Humanitária de Gaza

Leia mais | Luizianne Lins desembarca em Fortaleza após prisão em Israel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *