9 de novembro de 2025 — Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a costa norte do Japão neste domingo, na região de Iwate, a uma profundidade de 16 quilômetros. O tremor ocorreu às 17h03, horário local, seguido por múltiplos tremores secundários. A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami, prevendo ondas de até 1 metro ao longo da costa afetada.
Impactos e monitoramento
Até o momento, não há relatos de feridos ou danos significativos, tampouco problemas nas duas usinas nucleares da área. Apesar disso, foram registrados atrasos temporários em trens-bala operados pela JR East e cortes de energia em alguns locais.
Um tsunami inicial de aproximadamente 10 centímetros teve sua maior altura registrada em Kuji, chegando a 20 centímetros. A agência alerta que ondas de tsunami podem continuar acontecendo por horas após o evento, podendo crescer com o tempo e atingir repetidamente o litoral.
Contexto geológico e preocupações
O Japão está situado no chamado “anel de fogo” do Pacífico, uma das regiões mais propensas a terremotos no mundo. A área de Iwate estava sob risco elevado de terremotos fortes há cerca de uma semana antes deste evento, especialmente nos próximos dias.
Autoridades japonesas destacam que, embora o evento seja grave, nada indica que se assemelhe ao terremoto e tsunami ocorrido em Fukushima em março de 2011, que resultou em quase 20 mil mortes e severos danos à estação nuclear da região.
Leia também | Governo avalia novas medidas emergenciais para vítimas de tornado no Paraná
Tags: Japão, terremoto, magnitude 6,9, tsunami, Iwate, Agência Meteorológica do Japão, JR East, ondas, trens-bala, anel de fogo, Fukushima, monitoramento, desastres naturais