Polícia Militar resgata 30 aves silvestres usadas em rinha e avaliada em R$ 90 mil em Barbalha

Operação detalhada da Polícia Militar do Ceará em Barbalha resultou na desarticulação de uma rinha de pássaros no Sítio Mata dos Dudas, após denúncia anônima relatando maus-tratos e criação irregular de canários-da-terra. A equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (2ª Cia/BPMA) chegou ao local e identificou uma grande movimentação de motocicletas, seguindo por uma trilha até a área de mata onde ocorria o evento ilegal.

No local, aproximadamente 30 canários-da-terra, avaliados em cerca de R$ 90 mil no mercado ilegal, foram resgatados. Também foram apreendidas 16 caixas de transporte e duas gaiolas especificamente usadas para rinhas. Três homens, com idades de 39 e 66 anos, foram detidos e levados para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde responderam a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, que trata da prática de maus-tratos a animais.

Os canários passaram a ficar sob os cuidados da ONG BiodiverSe, onde passarão por triagem, atendimento veterinário e processo de reabilitação antes de serem reintegrados ao seu habitat natural. A investigação constatou que o responsável pela criação não possuía licença do órgão ambiental competente para manter as aves.

A ação reforça o combate da Polícia Militar e órgãos ambientais à exploração ilegal da fauna silvestre no Ceará, protegendo a biodiversidade e combatendo práticas cruéis como as rinhas de aves.

Essa operação exemplifica os esforços contínuos para preservar a fauna nativa, respeitar a legislação ambiental e promover a conscientização sobre a necessidade de proteção aos animais silvestres. Prevenção, fiscalização e repressão a crimes ambientais são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico e o bem-estar da sociedade.

Leia mais | Paupina e Aerolândia lideram risco de focos do mosquito da dengue em Fortaleza

Tags: Polícia Militar do Ceará, PMCE, Barbalha, aves silvestres, canários-da-terra, rinha, meio ambiente, BiodiverSe, maus-tratos, fauna, operação policial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *