Três pessoas são hospitalizadas após incêndio em pavilhão da COP30 em Belém

20 de Novembro de 2025 – Pelo menos três pessoas foram levadas ao hospital Metropolitano, em Belém (PA), após inalarem fumaça durante o incêndio registrado em um dos pavilhões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP30. A unidade hospitalar, reconhecida por seu atendimento especializado a vítimas de queimaduras, ainda não divulgou informações detalhadas sobre o estado de saúde ou identidade das vítimas.

O incêndio começou na tarde desta quinta-feira, 20, enquanto representantes de diversos países, ativistas e pesquisadores participavam de negociações e debates. Assim que as chamas se alastraram, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram controlar o fogo, evitando que o incêndio se espalhasse por toda a estrutura do evento.

Por questões de segurança, todas as atividades no pavilhão conhecido como “Zona Azul” foram imediatamente suspensas, e o público presente foi orientado a deixar o local pelos acessos de emergência. O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, informou que a estrutura do pavilhão foi construída com materiais antichamas, o que ajudou a evitar o avanço do fogo e minimizar os prejuízos.

A ocorrência do incêndio ocorre no penúltimo dia do evento, o que provoca incertezas quanto ao cronograma da COP30 e à continuidade das negociações finais, incluindo a redação do documento final, que estava sendo elaborado no momento. O episódio reforça a necessidade de reforçar os protocolos de segurança em grandes eventos internacionais, principalmente em locais de alta vulnerabilidade a acidentes.

Leia também | UFC abre concurso com 66 vagas para professores e salários de até R$ 13 mil

Tags:  COP30, incêndio, Belém, saúde, hospitalização, Corpo de Bombeiros, segurança, evento internacional, mudanças climáticas, emergência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *