Advogada presa no RN foi acusada de extorquir deputado cearense

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeita de integrar facção e de tentar extorquir parlamentar; investigação seguiu relatos de ameaças à integridade física do deputado.

Uma advogada cearense identificada como Paloma Gurgel de Oliveira, de 38 anos, foi presa no dia 23 de janeiro em Natal, acusada de tentativa de extorsão contra o deputado estadual **Simão Pedro (PSD). A prisão ocorreu no bairro Tirol, no Rio Grande do Norte, no âmbito de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar extorsões no Ceará e no Rio Grande do Norte.

​​​<< SIGA O INSTAGRAM DO RAPADURA DIGITAL>>

De acordo com a denúncia apresentada pelo parlamentar ao jornal O POVO em novembro de 2025, ele foi alvo de ameaças diretas à sua integridade física e à sua vida, além de uma tentativa de extorsão por parte de pessoas que teriam se aproximado sob a promessa de apoio político em um município sem vínculo direto com o deputado.

Conforme relatos, a ação começou quando um casal afirmou ter acesso a emendas de deputados federais e buscava a destinação de recursos para um município. Após o deputado demonstrar desconhecimento sobre a suposta emenda, um retorno foi feito à sua equipe com afirmações de que o recurso teria sido encaminhado, o que teria elevado o tom das ameaças.

O episódio mais grave teria ocorrido quando Paloma Gurgel teria entrado em contato, afirmando integrar uma organização criminosa e exigindo valores, em um contexto que, segundo o deputado, teria criado ambiente de intimidação e risco pessoal. O parlamentar relatou que as ameaças também se estenderam a seu assessor parlamentar.

Além da advogada detida em Natal, outra mulher de 22 anos foi presa em Fortaleza, no bairro Carlito Pamplona, em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, incluindo em um imóvel de outro advogado em Fortaleza, com apreensão de celulares, notebooks e documentos que serão periciados para auxiliar na investigação.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, com apoio de equipes do Rio Grande do Norte, envolvendo diligências para identificar conexões e responsabilidades dentro do suposto grupo criminoso.

Leia mais | Carnaval: desfiles das escolas de samba de São Paulo começam nesta sexta-feira (13)

Tags: advogada presa, extorsão, deputado estadual, Simão Pedro, Polícia Civil do Ceará, Natal, investigação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *