Rapadura Digital
Evandro Leitão sanciona o Passe Livre Todo Dia para estudantes em Fortaleza.
Política
Carlos Henrique Costa

Política: Evandro sanciona Passe Livre Todo Dia

Nova lei garante transporte gratuito para estudantes também durante férias, fins de semana e feriados, ampliando o acesso à educação, cultura e lazer. O prefeito Evandro Leitão sancionou, nesta sexta-feira (26), a lei que cria o Passe Livre Todo Dia em Fortaleza. A medida amplia o benefício do Passe Livre Estudantil e garante duas passagens gratuitas por dia aos estudantes também durante as férias escolares, fins de semana e feriados. A nova regra entra em vigor em 1º de julho de 2026. Até então, a gratuidade era válida apenas nos dias letivos. Agora, os estudantes poderão utilizar o transporte público durante os 365 dias do ano. Assim, terão mais facilidade para participar de atividades culturais, esportivas, cursos, estágios e momentos de lazer. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a ampliação do programa cumpre um compromisso de campanha do prefeito e deverá beneficiar, em média, mais de 300 mil estudantes por ano. Além disso, o investimento previsto para garantir a medida é de R$ 8,5 milhões, com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado. O que muda com o Passe Livre Todo Dia? Com a sanção da lei, estudantes com Carteira de Estudante válida emitida pela Etufor passam a contar com: Mais de 269 mil estudantes serão beneficiados Até junho de 2026, Fortaleza já havia emitido mais de 269 mil Carteiras de Estudante. Desse total, cerca de 215 mil pertencem a alunos da rede pública, enquanto aproximadamente 54 mil foram destinadas a estudantes da rede privada. Dessa forma, a ampliação do Passe Livre deverá alcançar um público expressivo em toda a capital. Além disso, a Prefeitura destaca que o benefício fortalece o direito à cidade, permitindo que os estudantes frequentem museus, praias, cinemas, bibliotecas e outros espaços públicos sem depender apenas do calendário escolar. Medida amplia a política de mobilidade O Passe Livre Todo Dia faz parte das ações da gestão municipal para fortalecer o transporte coletivo em Fortaleza. Entre as iniciativas já implementadas estão a renovação da frota, a ampliação de ônibus climatizados, melhorias na segurança e novos investimentos na mobilidade urbana. Tags: Passe Livre Todo Dia, Passe Livre Fortaleza, Evandro Leitão, Fortaleza, estudantes, Etufor, transporte público, mobilidade urbana, férias escolares, Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Passe Livre Estudantil Leia também | Futebol: Filha de presidente do Ceará recebe bomba

Leia mais »
Estudantes participam da posse simbólica do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa do Ceará.
Notícias
Carlos Henrique Costa

Política: Alece empossa estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026.1

Doze estudantes de diferentes regiões do Ceará participarão de uma programação especial na Assembleia Legislativa, com posse simbólica, integração e vivência parlamentar. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebe, na próxima terça-feira (30), os 12 estudantes eleitos para o projeto Parlamento Jovem Alece 2026.1. Durante a programação, os jovens participarão de uma posse simbólica, além de uma imersão na rotina do Poder Legislativo estadual. A agenda terá início às 7h30, com o acolhimento dos participantes. Em seguida, às 8h, será realizada a sessão especial de posse, momento em que os estudantes também farão pronunciamentos na tribuna da Casa. Logo depois, eles participarão de uma dinâmica de integração com os deputados que atuarão como mentores ao longo da experiência. Além disso, os parlamentares jovens serão recebidos pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, para uma roda de conversa. Posteriormente, eles participarão de um almoço institucional. Já no período da tarde, os estudantes farão uma visita guiada às dependências da Assembleia Legislativa. Em seguida, acompanharão as reuniões das comissões técnicas e conhecerão, na prática, o funcionamento do processo legislativo. Carta-Proposta reunirá demandas das regiões Como resultado da experiência, os participantes elaborarão uma Carta-Proposta. O documento reunirá sugestões e demandas apresentadas pelos jovens para contribuir com o desenvolvimento das regiões que representam. Dessa forma, o Parlamento Jovem busca aproximar os estudantes das atividades legislativas. Além disso, incentiva a participação cidadã e fortalece o diálogo entre a juventude e o Poder Público. Projeto percorreu seis macrorregiões do Ceará O Parlamento Jovem Alece 2026 é promovido pela Diretoria Legislativa, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre democracia, cidadania e funcionamento do Legislativo. Entre fevereiro e junho, o projeto realizou atividades presenciais em escolas de ensino médio de Tauá, Massapê, Guaraciaba do Norte, Itapipoca, Crateús e Canindé. Durante os encontros, alunos e professores participaram de formações sobre política, democracia e participação social. Ao final de cada etapa, os estudantes elegeram dois representantes para assumir simbolicamente o mandato no Parlamento Jovem. Assim, os eleitos levarão à Alece as principais demandas de suas comunidades. Programação Tags:Parlamento Jovem, Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Parlamento Jovem Alece, Unipace, Romeu Aldigueri, estudantes, cidadania, educação política, Ceará, juventude, democracia Leia também | Futebol: Filha de presidente do Ceará recebe bomba

Leia mais »