Prefeitura de Fortaleza planeja ampliar acesso à PrEP nos postos de saúde

A Prefeitura de Fortaleza pretende expandir o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para mais postos de saúde na capital, aumentando o atendimento às pessoas interessadas em adotar esse método preventivo contra o HIV. A iniciativa está em fase de implementação e estruturação pela gestão do prefeito Evandro Leitão (PT), com divulgação dos locais onde o serviço será oferecido prevista para breve.

Atualmente, a PrEP é oferecida apenas em Serviços Ambulatoriais Especializados (SAEs) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) da Prefeitura, como nas policlínicas municipais, SAE Christus, e o CTA/SAE Emanuel Gomes Pinto, no bairro Jacarecanga. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) também disponibiliza teleconsultas gratuitas, e o Hospital São José mantém atendimento presencial para encaminhados.

Para iniciar o uso da PrEP, é necessário realizar teste rápido de HIV, disponível gratuitamente em todos os postos de saúde e campanhas de testagem da Prefeitura. Caso o resultado seja negativo, a pessoa é encaminhada para serviço especializado para avaliação e início do medicamento. No caso positivo, o paciente é direcionado ao SAE para tratamento antirretroviral. Para atendimento, são exigidos documento de identidade, comprovante de endereço e laudo dos testes.


Tags: Prefeitura de Fortaleza, PrEP, prevenção HIV, postos de saúde, Profilaxia Pré-Exposição, Evandro Leitão, Saúde Pública, teste HIV, serviços ambulatoriais, teleconsultas

Leia mais | Cursos gratuitos de TI, idiomas e Inteligência Artificial oferecem 3 mil vagas em Fortaleza3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *