05 de Dezembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza na terça-feira, 9 de dezembro, a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos 2025 aos povos indígenas do Ceará, atendendo solicitação do deputado Renato Roseno (Psol). A sessão solene ocorre no Plenário 13 de Maio, às 18h, celebrando a existência, resistência e luta por direitos culturais e territoriais desses povos.
<< SIGA O INSTAGRAM DO RAPADURA DIGITAL>>
O prêmio reconhece organizações, coletivos e personalidades que se destacam na defesa dos direitos humanos, democracia e dignidade. Ao longo dos anos, homenageou entidades como Pastoral Carcerária, Instituto Terramar, ex-deputados Mário Mamede e João Alfredo, além de figuras como padre Júlio Lancellotti. Renato Roseno enfatiza a valorização da diversidade étnica indígena, que resiste há mais de 500 anos à violência colonial e negação de direitos.
Os povos indígenas cearenses lutam por território, cultura e etnicidade, conjuntamente com a defesa universal dos direitos humanos. A historiografia registra guerras contra esses povos antes da colonização, reforçando a importância da homenagem para memória e justiça.
Serviço:
- Data: 9 de dezembro de 2025 (terça-feira)
- Horário: 18h
- Local: Plenário 13 de Maio, Alece (Av. Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres)
Leia também | Advogados cearenses Carolina e Herton Parente participam de curso em Roma
Tags: Prêmio Frei Tito de Alencar, povos indígenas, Alece, Renato Roseno, direitos humanos, Ceará, resistência indígena