Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios
O programa Ceará Conectado, executado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), concluiu oficialmente a segunda fase da iniciativa, ampliando o **acesso gratuito à internet via Wi-Fi em praças e espaços públicos de 137 municípios cearenses. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo Governo do Estado, reforçando o compromisso com a inclusão digital e a democratização da conectividade no estado.
<< SIGA O INSTAGRAM DO RAPADURA DIGITAL>>
Lançado em 2021 e implementado de forma contínua, o programa começou com 59 cidades atendidas na primeira etapa e expandiu a cobertura com 78 municípios adicionais durante a segunda fase, totalizando 137 municípios que agora contam com pontos de acesso gratuito à internet por meio da iniciativa estadual.
Infraestrutura e próximos passos
A expansão da conectividade foi possível graças ao Cinturão Digital do Ceará (CDC) — uma das maiores redes públicas de fibra óptica do Brasil, com mais de 5,9 mil quilômetros de extensão e cobertura em dezenas de cidades, que serve de base técnica para a oferta de Wi-Fi gratuito.
Com a conclusão desta etapa, a Etice informou que em breve divulgará detalhes sobre a 3ª fase do programa, que deve contemplar os 47 municípios restantes, com objetivo de atingir cobertura em todo o território cearense — incluindo áreas ainda sem acesso gratuito à rede pública.
Uso crescente e inclusão digital
Em 2025, o Ceará Conectado registrou uma adesão expressiva: cerca de 883,7 mil usuários cadastrados em pontos de internet gratuita, distribuídos em dezenas de localidades por todo o estado, com média mensal de mais de 73 mil novos acessos, o que demonstra a demanda crescente da população pela conectividade em espaços públicos.
O programa — instituído por lei e executado pela Etice — tem como objetivo promover a inclusão digital e social, facilitar o acesso da população a serviços e informações online e integrar equipamentos públicos à rede digital, ampliando o alcance dos serviços públicos e privados por meio da internet.
Leia também | Cearenses suspeitos de falsa central bancária para aplicar golpes são alvos de operação
Tags
Ceará Conectado, internet gratuita, inclusão digital, Wi-Fi público, Etice, Cinturão Digital do Ceará, conectividade, tecnologia, inclusão social